Boletim de Ocorrência

Atualmente cerca de 30% dos crimes de roubo e furto no estado de São Paulo têm como alvo o aparelho de celular.

Em caso de furto do equipamento terminal, o primeiro passo a ser seguido pelo usuário é informar o fato ocorrido à operadora, que então bloqueará a linha telefônica e o IMEI do aparelho, evitando assim que os infratores acessem as suas informações pessoais armazenadas no celular, bem como solicitem o resgate de senha via SMS.

A seguir, é necessário comparecer à delegacia de polícia para registrar o boletim de ocorrência, documento que demonstra que o aparelho não se encontra mais em poder do verdadeiro proprietário. Isso também poderá ser útil caso os infratores utilizem seus dados pessoais disponíveis no aparelho (como comprovante de residência, documentos pessoais de identificação etc) para fins ilícitos (estelionatários poderão abrir empresas no seu nome, por exemplo).

O bloqueio do IMEI  também pode ser feito diretamente pela polícia no momento do registro da ocorrência. As polícias civis de todos os estados, com exceção do Amapá e do Acre, e o Departamento de Polícia Federal já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio.

Você também pode fazer isso pela internet, se a polícia da sua região permitir o registro de ocorrência online em caso de furtos. O Boletim de Ocorrência online é válido  igual e no mesmo processo do presencial, pois trata-se de um  documento oficial, emitido pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e assinado por uma autoridade policial, no caso, o delegado.

Em posse do boletim de ocorrência, as autoridades públicas poderão fazer as diligências para investigar e eventualmente recuperar o seu aparelho. Além disso, caso os infratores já tenham acessado os seus investimentos e realizado transferências e saques, as instituições financeiras irão solicitar o Boletim de Ocorrência para abrir um chamado de contestação. Por essa razão, é importantíssimo que você relate o que aconteceu contigo, com o máximo de detalhes.

O ato de registrar um boletim de ocorrência após o furto ou o roubo de um aparelho de telefone celular é fundamental para evitar que outras pessoas não sejam vítimas da mesma violência. Todo registro deste tipo cai no Banco de Dados do Sistema de Segurança Pública e, a partir dele, o Estado analisa os locais onde os crimes ocorrem e assim podem planejar os planos de combate à criminalidade.

Fale conosco!
Posso lhe ajudar?
Olá,
Lamentamos muito que o seu aparelho celular tenha sido roubado. Como podemos ajudar?